sexta-feira, 25 de março de 2011

Monumentos - Leões do jardim

Não há criança que - ao descobrir nos jardins da praia do Gonzaga, entre o canal 2 (Avenida Bernardino de Campos) e a Avenida Ana Costa, este casal de leões (a "leoa" é na verdade um jaguar) - resista à vontade de sentar neles... hábito que, aliás, atravessa gerações.
Ambos foram construídos em tamanho natural, na década de 1940, em concreto, pintado de branco. Segundo o Mube Virtual, o leão foi entregue em 10/10/1940, tendo sido encomendado pela Prefeitura. Foi criado por Sigismundo Fernandes - que foi presidente do Centro Español e Repatriação de Santos - e pela empresa Labor, de sua propriedade. O leão é representado caminhando, com a boca aberta como se estivesses rugindo, e está colocado em uma área retangular especialmente calçada com um mosaico de bloquinhos de pedra, iguais aos usados originalmente no calçadão dos jardins da praia.
Já a "leoa" foi um trabalho dos alunos das oficinas de escultura do Instituto Escolástica Rosa, vendo-se o animal sentado sobre um pequeno pedestal, próximo ao leão. Na verdade, trata-se de um jaguar ou onça-pintada:









Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 8 de junho de 2007

Em 13 de janeiro de 2008, na seção Galeria (página E-1), o jornal santista A Tribunaesclareceu:


Apesar da popularidade, esculturas não têm valor artístico, diz o crítico de arte Roberto Peres: "Elas não foram entalhadas em pedra"
Fotos: Fernanda Luz e arquivo (P&B), publicadas com a matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário